Saúde e Vitalidade
Dai ao jovem o que é o do jovem: saúde e vitalidade
Os hormônios são de fundamental importância durante a juventude. A testosterona (hormônio masculino) e o estrogênio (hormônio feminino) são responsáveis pelas mudanças no corpo e de comportamento verificadas nessa fase da vida.
Mas nem sempre o funcionamento dos hormônios acontece de maneira tranqüila. Em muitos casos, os adolescentes sofrem com o desequilíbrio na produção desses hormônios, que podem gerar certas inconveniências.
Por conta da falta de hormônios decorrente de causas físicas e/ou psicológicas, muitas pessoas atingem a jovialidade sem sexualidade definida.
Desesperados, muitos pais chegam ao consultório do Dr. Elsimar à procura de respostas:
- O que está acontecendo?
- Por que ele ou ela não atinge a puberdade?
- Por que eu não vejo desenvolvimento físico e mental no meu filho ou na minha filha?
- "Por que a estatura ainda é baixa?"
- "Se ele vai desenvolver sua sexualidade, cadê aquela barba que não vem?"
- "Por que essa voz ainda é fina?"
- "Por que meu filho não passa a olhar as amiguinhas como fêmeas em potencial e continua brincando com elas?"
- "Por que minha filha evita contato com as pessoas? Por que ela tem vergonha do seu próprio corpo?"
- "Por que ela é marga ou gorda demais?"
- "Por que minha filha tem tantos pêlos no corpo?"
Além de conviver com a preocupação contínua dos pais, os jovens com distúrbios hormonais enfrentam crises existenciais, depressão, e ficam com o corpo aberto às doenças. Assim, começam a se sentir imprestáveis, como se a própria natureza tivesse negado a sua existência.
A Medicina moderna oferece uma série de recursos para diagnosticar distúrbios hormonais, suas causas e recomendar os tratamentos mais seguros e eficazes para cada caso.
Nos tópicos seguintes poderemos aprofundar mais sobre estes casos e métodos de tratamento que visam devolver ao Jovem a Saúde e Vitalidade tão imprescindível para a realização e felicidade de pais e filhos.
Autor: Leonardo Costantini Filho