Elsimar Coutinho

Medicina: uma paixão herdada

“A medicina para mim não foi bem uma escolha. Foi algo natural, uma espécie de herança. De certa forma, fui influenciado pelo meu pai Elsior Coutinho. Meu avô era um prático da medicina e meu pai, com certeza, inspirou-se nele.”

Dr. Elsimar Metzker Coutinho nasceu na cidade de Pojuca, interior da Bahia, em 1930.
Formou-se em Farmácia e em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Fez pós-graduação
em endocrinologia na Universidade de Sorbonne, em Paris, e no Instituto Rockfeller,
em Nova York. Como professor, pesquisador e cientista, fez suas descobertas mais notáveis.

Nos anos 60, após observar pela primeira vez os benefícios da supressão da menstruação, fez à humanidade uma extraordinária revelação: o primeiro anticoncepcional injetável de uso prolongado. Logo em seguida, Dr. Elsimar lançou outros importantes métodos contraceptivos dentre os quais destacam-se os injetáveis, as pílulas para uso oral e vaginal e os implantes hormonais subcutâneos. Esses últimos permitiram a inédita liberação contínua e personalizada de hormônios no tratamento da supressão da menstruação e da contracepção. Na década de 1970, o médico gerou outra significativa polêmica após apresentar, no Congresso Mundial de População em Bucareste, na Romênia, o anticoncepcional masculino.

Em 1996, com a publicação do quinto livro de sua autoria “Menstruação, a sangria inútil”, Dr. Elsimar Coutinho divulgou ao mundo o que considera sua maior contribuição à humanidade: a tese de que o fenômeno da menstruação é nocivo e supérfluo. Ele percebeu que a supressão da menstruação poderia contribuir para assegurar a preservação da saúde e a autoestima das mulheres. Quatro décadas depois, veio o reconhecimento: a eliminação da menstruação foi considerada um dos 10 maiores avanços da Medicina em todos os tempos. Toda sua trajetória médica e científica gerou contribuições que transformaram a humanidade nas áreas de sexualidade, reprodução humana assistida e reposição hormonal. Milhares de vidas foram beneficiadas através dos conhecimentos científicos de suas pesquisas e estudos.